Aprendizagem Aberta

“ Aprendizagem aberta inova na forma de educar através do conhecimento coletivo e na valorização dos saberes individuais.”

 

Apesar do desenvolvimento e implantação de tecnologias educativas inovadoras e democratização da informação proporcionada 

pelo advento da internet, um problema essencial ainda permanece para quem educa e para quem aprende: encontrar de maneira fácil e gratuita diversidade de recursos educacionais confiáveis para se apropriar, utilizar, personalizar, adaptar ou recombinar para suas necessidades de ensino-aprendizagem sem infringir as Leis de Direitos Autorais. Segundo um levantamento lançado pela Ação Educativa em conjunto com a Wikimedia Foudation apenas 4,3% do conteúdo educacional na web é livre.

Com a observação através de mais de 20 anos na atuação no setor educacional a Neo4 Tecnologia Educacional criou o projeto Aprendizagem Aberta que tem como ponto de convergência um ambiente online que funciona como uma plataforma virtual de aprendizagem com várias funcionalidades para facilitar ação do ensinar e aprender. Nesse ambiente é possível encontrar objetos educacionais com licenças flexíveis criados ou inseridos por educadores e pela Neo4 e seus parceiros que podem ser baixados, copiados ou utilizados nos módulos de criação e estruturação de materiais educacionais.

A Aprendizagem Aberta, também, é uma resposta a sensação que muitos professores têm de se sentirem sozinhos no seu trabalho, pois promove a troca de conteúdos e experiências através da interação com outros educadores e alunos, reconhecendo assim a importância de aprender em comunidade, mas valorizando os saberes de cada um.

Essa iniciativa está em sintonia com o projeto da UNESCO lançado em 2009 denominado “Estratégia UNESCO de Suite Aberto”, que envolve Recursos Educacionais Abertos OER, ou REA (em português) que visa aumentar o potencial dos conhecimentos dos indivíduos com transformação do acesso ao conhecimento e às ferramentas que facilitam o uso de informação e saber.

Com atenção especial a educação pública é possível através da criação coletiva a elaboração de material didático personalizado para a rede de ensino com características regionais, que poderá ser disponibilizado pela internet, tablets, celulares e impressos.

A proposta está em um alinhamento virtuoso e articulado com as metas propostas do PNE - Plano Nacional de Educação com referência a tecnologias educativas e com as iniciativas de políticas públicas que garantam o acesso aos recursos educacionais resultantes do investimento público direto e indireto, tais como Projeto de Lei REA em trâmite no congresso nacional e em alguns estados e o Decreto 52.681 do Mun. de São Paulo.  

O Projeto Aprendizagem Aberta busca através do conhecimento coletivo e o uso de tecnologias educativas inovadoras superar a defasagem dos sistemas convencionais de ensino e aprendizado e avançar com o intuito de lançar bases que vão além da transmissão de informações.